Ir ao conteúdo

Azul inicia operações de heavy check no hangar de Campinas

Local receberá novas oficinas e passará por um processo de transformação digital. A Azul anuncia que está retomando de forma gradual as operações em seu hangar, estrutura localizada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Inaugurado no primeiro trimestre deste ano, o espaço estava sendo utilizado para a preservação da frota em função da crise causada pela pandemia da Covid-19.

Agora, com o início da retomada dos voos, a companhia anuncia que o complexo já está realizando diversas tarefas de manutenção. Até o fim do ano, a companhia revela que irá agregar ao local novas oficinas, que darão suporte aos serviços de reparos feitos nas aeronaves e também iniciará um processo de transformação digital para garantir mais eficiência.

Apesar da pandemia, o trabalho foi contínuo. Há alguns meses, os profissionais que trabalham no hangar estão auxiliando a operação diária da Azul, recebendo aviões que precisam fazer paradas especiais e também reparos nas estruturas. Em julho, o prédio recebeu a primeira aeronave para manutenção de grande complexidade, o heavy check.

A aeronave Airbus A320neo ficou estacionada para manutenção no prédio da Azul e cerca de 70 profissionais ficaram dedicados à realização do serviço. Segundo o vice-presidente Técnico-Operacional da Azul, Flavio Costa, conduzir esse tipo de tarefa internamente dá à empresa condições de ser mais eficiente e flexível com seus recursos.

“A partir do momento que somos nós realizando o serviço, conseguimos melhorar de forma contínua todos os processos que envolvem o heavy check. Garantimos qualidade na execução e também diminuição dos custos. Além, é claro, de aprimorar o conhecimento de nossos técnicos, protegendo postos de trabalho e criando novas oportunidades internamente e também para o mercado”, afirma o executivo.

De acordo com o diretor Técnico da Azul, Carlos Naufel, outro benefício que o complexo de manutenção da companhia instalado em Viracopos oferece para o processo é a estrutura de oficinas próprias. “Nesses espaços, peças que precisam de reparos podem ser consertadas e instaladas novamente pelo nosso time de especialistas ali mesmo no hangar. Isso proporciona uma eficiência enorme para o trabalho de heavy check”, explica.

Ainda segundo Naufel, agora que o hangar de Viracopos está realizando o seu primeiro trabalho de manutenção de longa duração em uma única aeronave, a expectativa da empresa é conseguir alcançar o mesmo nível de excelência que já possui com a manutenção de outros modelos de sua frota, como o E-Jet e o ATR.

“A curva de aprendizado será enorme e o mais importante é que todos os tripulantes envolvidos nesse primeiro processo conseguirão alcançar um novo patamar de conhecimento técnico, o que nos oferecerá uma condição superior na hora de iniciarmos o segundo heavy check em Campinas”, completa.

Fonte: Tecnologistica

Publicado emLogística

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *